Newsletter Nº45

Newsletter Nº45
News­let­ter Nº45

No pas­sa­do fim-de-sema­na esti­ve­mos a mon­tar uma impres­so­ra 3D — a ADA. Mais uma aqui­si­ção para o altLab.

Esta sema­na o MIT apre­sen­tou um algo­rit­mo desig­na­do de Pola­ris, que per­mi­te ace­le­rar até 34% a lei­tu­ra de pági­nas Web. Uma outra equi­pa do MIT e da uni­ver­si­da­de de Inns­bruck apre­sen­tou um rela­tó­rio onde dizem ter dese­nha­do e cons­truí­do um com­pu­ta­dor quân­ti­co a par­tir de 5 áto­mos. O com­pu­ta­dor que, atra­vés de pul­sa­ções de laser, usa o algo­rit­mo de Shor a fac­to­ri­zar cor­rec­ta­men­te o nume­ro 15. O sis­te­ma em cau­sa foi dese­nha­do de for­ma a que à medi­da que forem acres­cen­ta­dos áto­mos e lasers fica­rá mai­or e mais rápi­do. Um avan­ço tre­men­do para sim­pli­fi­car a fac­to­ri­za­ção de núme­ros pri­mos e por em cau­sa os algo­rit­mos de cifra base­a­dos na difi­cul­da­de de fac­to­ri­zar este tipo de núme­ros. Foi lan­ça­da esta sema­na o Ardui­no IDE 1.6.8 que além de cor­rec­ções de bugs trás algu­mas novas fun­ci­o­na­li­da­des interessantes.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sos pro­je­tos de maker e na rubri­ca “Docu­men­ta­ção” apre­sen­ta­mos qua­tro livros (eBo­oks) que podem ser des­car­re­ga­dos livre­men­te e que esta sema­na são sobre Pro­gra­ma­ção em Python, LaTeX, con­tro­lo de ver­sões de fichei­ros com o SVN e pro­gra­ma­ção de base de dados defen­si­va com SQL Ser­ver. Fala­mos igual­men­te da revis­ta newe­lec­tro­nics de 8 de março.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.

jpralves João Alves