Newsletter Nº35

Newsletter Nº35
News­let­ter Nº35

Esta é a últi­ma sema­na do ano. Ficá­mos a saber que a Pana­so­nic desen­vol­veu uma resi­na espe­ci­al que é um polí­me­ro fle­xí­vel e que jun­ta­men­te com outro mate­ri­al per­mi­te a cri­a­ção de cir­cui­tos elec­tró­ni­cos fle­xí­veis. Depois de dois anos, o Yutu — vei­cu­lo lunar chi­nês — des­co­briu um novo tipo de rocha lunar. Esta pode­rá ser mui­to impor­tan­te para reve­lar as ori­gens do nos­so saté­li­te natu­ral. Na vés­pe­ra de Natal foi lan­ça­da a pri­mei­ra ver­são do Perl 6. O seu desen­vol­vi­men­to come­çou à 15 anos atrás!.

Duran­te 35 sema­nas a News­let­ter trou­xe novi­da­des, dicas, cir­cui­tos, apre­sen­tá­mos outros pro­je­tos de maker, iden­ti­fi­cá­mos mode­los 3D inte­res­san­tes, cur­sos onli­ne inte­res­san­tes de par­ti­ci­par, fer­ra­men­tas open sour­ce mui­to úteis, etc.

Em retros­pec­ti­va do ano de 2015 tive­mos como prin­ci­pais noti­ci­as a Tes­la a apre­sen­tar o “powerWall” — sis­te­ma de bate­ri­as para casa, o Linux que fez 24 anos e lan­çou a ver­são 4.3, o pri­mei­ro site web que foi mon­ta­do à 25 anos. No mun­do empre­sa­ri­al, obser­vá­mos que foi rico em fusões, a Ava­go tech­no­lo­gi­es com­prou a Bro­ad­com, a Intel adqui­riu a Alte­ra, a Dia­log Semi­con­duc­tor com­prou a Atmel. A Dell e a EMC jun­ta­ram-se. A Wes­tern Digi­tal adqui­riu a San­Disk, a ON Semi­con­duc­tor adqui­riu a Fair­child Semi­con­duc­tor e a NXP fun­diu-se com a Fre­es­ca­le. Cá em Por­tu­gal tive­mos mais uma Maker Fai­re Lis­bon — esta já sem o “Mini”.

Vimos nas­cer diver­sos Micro­com­pu­ta­do­res: o BBC micro:bit para as esco­las ingle­sas, o Rasp­ber­ry Pi Zero, o C.H.I.P., o TI MSP432, o Artik da Sam­sung, o Tes­sel 2 No uni­ver­so do IoT, obser­vá­mos diver­sas ini­ci­a­ti­vas como o Lite­OS, o Bril­lo, o Thre­ad Wire­less Networ­king Pro­to­col, o AWS IoT, a ARM jun­tar-se com a IBM e ARM lan­ça novo produtos.

A Micro­soft mudou o para­dig­ma dos Sis­te­mas Ope­ra­ti­vos Win­dows “Ofe­re­cen­do” a atu­a­li­za­ção para o Win­dows 10. A Goo­gle recon­fi­gu­rou a sua orga­ni­za­ção cri­an­do uma enti­da­de cha­péu — a Alpha­bet. Tive­mos o caso de uti­li­za­ção de elec­tró­ni­ca para con­tor­nar os resul­ta­dos de tes­tes de polui­ção em veí­cu­los do gru­po Volkswagen.

No cam­po das noti­ci­as bizar­ras: a men­sa­gem mais anti­ga den­tro de uma gar­ra­fa foi encon­tra­da — tem 108 anos, uma hor­ta debai­xo de agua, exis­te agua em Mar­te e ficá­mos a saber que os neu­tri­nos têm mas­sa. Uma equi­pa cria cir­cui­tos ana­ló­gi­cos e digi­tais den­tro de plan­tas vivas. Um médi­co sal­vou um bebé de 2 anos recor­ren­do a um dis­po­si­ti­vo impro­vi­sa­do den­tro de um avião. Foi des­co­ber­to um docu­men­to onde a cons­tan­te PI é asso­ci­a­da a físi­ca quântica.

Noti­ciá­mos o apa­re­ci­men­to de car­ros autó­no­mos da Tes­la e da Bai­du. São tam­bém noti­cia os problemas(../13/#Novidades-da-Semana) des­tas tec­no­lo­gi­as emer­gen­tes. Falá­mos da Jaguar com o seu con­tro­lo remo­to do car­ro. A Yamaha apre­sen­ta o seu MOTOBOT — mota con­du­zi­da por um robot.

Foi igual­men­te noti­cia uma via­tu­ra ser con­tro­la­da atra­vés do cere­bro e um inven­tor que desen­vol­veu um car­ro com con­du­ção autó­no­ma na sua garagem.

A cons­tru­ção de Móveis em 3D ou um homem para­li­sa­do que con­se­gue usar o bra­ço com sinais do seu cere­bro, a uti­li­za­ção de exo­es­que­le­tos para desem­pe­nhar fun­ções com­pli­ca­das para o Homem. A impres­são 3D de umas cos­te­las para uti­li­za­ção num ser Humano.

Final­men­te foram lan­ça­dos o PHP 7 e o Perl 6.

Na News­let­ter des­ta sema­na fala­mos de vári­os pro­je­tos de maker que pode­rão ser inte­res­san­tes de explo­rar. Ire­mos cons­truir um cir­cui­to que per­mi­te usar um reló­gio de tem­po real (RTC). E em jei­to de balan­ço apre­sen­ta­mos todas as fer­ra­men­tas open sour­ce que foram abor­da­das ao lon­go de 2015 e atu­a­li­za­mos as suas versões.

Votos de Boas Fes­tas para todos. Bom ano de 2016!

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.

jpralves João Alves