Work­shop Aprende a sol­dar e con­strói o teu próprio Arduino

Mais infor­mações e inscrições

Workshop-FREEDUINOnovadata

Workshop Aprende a soldar e constrói o teu próprio Arduino

O Ardui­no é uma exce­len­te pla­ta­for­ma de desen­vol­vi­men­to para com­pu­ta­ção físi­ca, mui­to popu­lar, que per­mi­te a enge­nhei­ros, artis­tas digi­tais e hobbys­tas cri­ar sis­te­mas para mani­pu­lar o mun­do físi­co e com ele interagir.

É o cora­ção de mui­tas expo­si­ções de arte inte­rac­ti­va, ins­tru­men­tos musi­cais per­so­na­li­za­dos, sis­te­mas de auto­ma­ção resi­den­ci­al, robôs e mui­to mais.

Ardui­no Comics by Jody Cul­kin : Vejam esta diver­ti­da introdução!

Nes­te workshop vais apren­der a tra­ba­lhar com esta pla­ta­for­ma incri­vel­men­te útil, des­de a elec­tró­ni­ca bási­ca, a sol­dar os com­po­nem­tes do teu Ardui­no e a liga­ção de sen­so­res e actu­a­do­res! E o mais impor­tan­te, ou seja, idei­as para pro­jec­tos futuros.

Será um workshop aber­to, para que todos pos­sam expe­ri­men­tar pro­jec­tos mais avan­ça­dos, ter idei­as, aju­da e feedback!

Os par­ti­ci­pan­tes apren­dem a sol­dar na prá­ti­ca atra­vés da mon­ta­gem do Fre­e­dui­no KIT que levam para casa depois 🙂

Não tens que saber mui­to de pro­gra­ma­ção, pois no workshop cobri­re­mos algu­mas noções bási­cas e pro­gra­mar o Ardui­no é uma tare­fa sim­ples – esta é pre­ci­sa­men­te uma das razões por­que o Ardui­no é tão popular.

Con­teú­dos abordados:

- Intro­du­ção a Electrónica
— Apren­der a Sol­dar (mon­ta­gem do Fre­e­dui­no KIT)
— Intro­du­ção a Pla­ta­for­ma Arduino
Sen­so­res e Actuadores
— Como ligar sen­so­res e actu­a­do­res ao Arduino
— Dicas e tru­ques para ins­ta­la­ções interactivas

Não te esque­ças de tra­zer um com­pu­ta­dor por­tá­til com uma por­ta USB dis­po­ní­vel. Antes de vir, des­car­re­ga o ambi­en­te de pro­gra­ma­ção em arduino.cc. Trás idei­as, pro­jec­tos, moto­res, com­po­nen­tes, etc. que pre­ten­das desen­vol­ver, se não tens um não há pro­ble­ma! No dia do workshop have­rá um con­jun­to de com­po­nen­tes, sen­so­res e actu­a­do­res de vári­os tipos para empres­tar e tam­bém outros kits para comprar.

Este workshop será ori­en­ta­do por Mau­ri­cio Martins.

Ins­cri­ções : AQUI (a ins­cri­ção on-line é obrigatória)
Pre­ço : 50€ | Mem­bros do altLab só pagam 35€ ;p (Inclui Fre­e­dui­no KIT)
Local : no altLab, é cla­ro! (Pra­ce­ta Domin­gos Rodri­gues, nº2)
Nº Máxi­mo de Par­ti­ci­pan­tes : 12

Cá te espe­ra­mos! Trás um ami­go também 🙂 !