No passado fim-de-semana decorreu mais um Lab Sprint AZ. Ao contrário do habitual, desta vez saímos do nosso lab e dirigimo-nos de armas e bagagens para a aldeia de Maçal do Chão na região da Serra da Estrela. A nossa equipa era constituída por Mónica Mendes do altLab, João Carvalho, Pedro Ângelo e Ricardo Lobo do LCD e Tiago Serra do xDA (que não pôde participar nesta etapa mas com quem continuamos a contar para desenvolvimento futuros). No Maçal, tinhamos os nossos correspondentes locais a postos, Valter Cruz e André Correia.
O objectivo para este Sprint era dar o pontapé de saída no projecto Hug@ree proposto pela Mónica – para além de ter participado activamente, no Sprint elaborou uma reportagem detalhada sobre o mesmo no seu blog. Este texto é apenas um breve resumo dessa reportagem, de leitura essencial não só pela descrição do trabalho desenvolvido, mas também pelo registo do convívio, de degustação obrigatória.

O objectivo para este Sprint era construir um protótipo da instalação onde, no exterior, as pessoas abraçassem uma árvore, sendo essa interacção registada por uma câmara e enviada para o interior da instalação, onde os participantes poderiam então ver e manipular esse registo numa interface dinâmica.

HugATree_sprintAZ-0

Fomos recebidos com muita hospitalidade e o Sprint decorreu num ambiente pacífico rodeado de beleza natural.

HugATree_sprintAZ-32

HugATree_sprintAZ-71

O primeiro dia foi dedicado ao desenho e testes de um sensor de abraços para colocar na árvore com resultados muito interessantes.

O segundo dia foi dedicado ao desenvolvimento da estrutura base do software da instalação e a testes de disposição espacial dos vários elementos da instalação.

HugATree_sprintAZ-29

Houve ainda tempo para fazer algum trabalho de campo durante a tarde com um belo passeio pela natureza para recolher material vídeo para documentação e análise

HugATree_sprintAZ-43

No final do dia, juntámo-nos todos para a demo final e partimos de volta já com saudades. Podem ler o relato completo das nossas aventuras neste Sprint no blog da Mónica:

Podem encontrar as referências, esquemas e o código desenvolvido para este Sprint no nosso wiki

Entretanto já estamos a preparar o próximo Lab Sprint AZ. Fiquem atentos à abertura das inscrições que deve aparecer em breve por aqui.