No pas­sado fim-de-semana decor­reu mais um Lab Sprint AZ. Ao con­trá­rio do habi­tual, desta vez saí­mos do nosso lab e dirigimo-nos de armas e baga­gens para a aldeia de Maçal do Chão na região da Serra da Estrela. A nossa equipa era cons­ti­tuída por Mónica Men­des do altLab, João Car­va­lho, Pedro Ângelo e Ricardo Lobo do LCD e Tiago Serra do xDA (que não pôde par­ti­ci­par nesta etapa mas com quem con­ti­nu­a­mos a con­tar para desen­vol­vi­mento futu­ros). No Maçal, tinha­mos os nos­sos cor­res­pon­den­tes locais a pos­tos, Val­ter Cruz e André Cor­reia.
O objec­tivo para este Sprint era dar o pon­tapé de saída no pro­jecto Hug@ree pro­posto pela Mónica — para além de ter par­ti­ci­pado acti­va­mente, no Sprint ela­bo­rou uma repor­ta­gem deta­lhada sobre o mesmo no seu blog. Este texto é ape­nas um breve resumo dessa repor­ta­gem, de lei­tura essen­cial não só pela des­cri­ção do tra­ba­lho desen­vol­vido, mas tam­bém pelo registo do con­ví­vio, de degus­ta­ção obrigatória.

O objec­tivo para este Sprint era cons­truir um pro­tó­tipo da ins­ta­la­ção onde, no exte­rior, as pes­soas abra­ças­sem uma árvore, sendo essa inte­rac­ção regis­tada por uma câmara e envi­ada para o inte­rior da ins­ta­la­ção, onde os par­ti­ci­pan­tes pode­riam então ver e mani­pu­lar esse registo numa inter­face dinâmica.

HugATree_sprintAZ-0

Fomos rece­bi­dos com muita hos­pi­ta­li­dade e o Sprint decor­reu num ambi­ente pací­fico rode­ado de beleza natural.

HugATree_sprintAZ-32

HugATree_sprintAZ-71

O pri­meiro dia foi dedi­cado ao dese­nho e tes­tes de um sen­sor de abra­ços para colo­car na árvore com resul­ta­dos muito interessantes.

O segundo dia foi dedi­cado ao desen­vol­vi­mento da estru­tura base do soft­ware da ins­ta­la­ção e a tes­tes de dis­po­si­ção espa­cial dos vários ele­men­tos da instalação.

HugATree_sprintAZ-29

Houve ainda tempo para fazer algum tra­ba­lho de campo durante a tarde com um belo pas­seio pela natu­reza para reco­lher mate­rial vídeo para docu­men­ta­ção e análise

HugATree_sprintAZ-43

No final do dia, juntámo-nos todos para a demo final e par­ti­mos de volta já com sau­da­des. Podem ler o relato com­pleto das nos­sas aven­tu­ras neste Sprint no blog da Mónica:

Podem encon­trar as refe­rên­cias, esque­mas e o código desen­vol­vido para este Sprint no nosso wiki

Entre­tanto já esta­mos a pre­pa­rar o pró­ximo Lab Sprint AZ. Fiquem aten­tos à aber­tura das ins­cri­ções que deve apa­re­cer em breve por aqui.