Sprint Project: Hug@ree

No pas­sado fim-de-sem­ana decor­reu mais um Lab Sprint AZ. Ao con­trário do habit­ual, desta vez saí­mos do nosso lab e dirigimo-nos de armas e baga­gens para a aldeia de Maçal do Chão na região da Serra da Estrela. A nossa equipa era con­sti­tuída por Mónica Mendes do alt­Lab, João Car­valho, Pedro Ângelo e Ricardo Lobo do LCD e Tiago Serra do xDA (que não pôde par­tic­i­par nesta etapa mas com quem con­tin­u­amos a con­tar para desen­volvi­mento futuros). No Maçal, tin­hamos os nos­sos cor­re­spon­dentes locais a pos­tos, Val­ter Cruz e André Cor­reia.
O objec­tivo para este Sprint era dar o pon­tapé de saída no pro­jecto Hug@ree pro­posto pela Mónica — para além de ter par­tic­i­pado acti­va­mente, no Sprint elaborou uma reportagem detal­hada sobre o mesmo no seu blog. Este texto é ape­nas um breve resumo dessa reportagem, de leitura essen­cial não só pela descrição do tra­balho desen­volvido, mas tam­bém pelo reg­isto do con­vívio, de degus­tação obri­gatória.

O objec­tivo para este Sprint era con­struir um pro­tótipo da insta­lação onde, no exte­rior, as pes­soas abraçassem uma árvore, sendo essa inter­acção reg­is­tada por uma câmara e envi­ada para o inte­rior da insta­lação, onde os par­tic­i­pantes pode­riam então ver e manip­u­lar esse reg­isto numa inter­face dinâmica.

HugATree_sprintAZ-0

Fomos rece­bidos com muita hos­pi­tal­i­dade e o Sprint decor­reu num ambi­ente pací­fico rodeado de beleza nat­ural.

HugATree_sprintAZ-32

HugATree_sprintAZ-71

O primeiro dia foi ded­i­cado ao desenho e testes de um sen­sor de abraços para colo­car na árvore com resul­ta­dos muito inter­es­santes.

O segundo dia foi ded­i­cado ao desen­volvi­mento da estru­tura base do soft­ware da insta­lação e a testes de dis­posição espa­cial dos vários ele­men­tos da insta­lação.

HugATree_sprintAZ-29

Houve ainda tempo para fazer algum tra­balho de campo durante a tarde com um belo pas­seio pela natureza para recol­her mate­r­ial vídeo para doc­u­men­tação e análise

HugATree_sprintAZ-43

No final do dia, jun­támo-nos todos para a demo final e par­ti­mos de volta já com saudades. Podem ler o relato com­pleto das nos­sas aven­turas neste Sprint no blog da Mónica:

Podem encon­trar as refer­ên­cias, esque­mas e o código desen­volvido para este Sprint no nosso wiki

Entre­tanto já esta­mos a preparar o próx­imo Lab Sprint AZ. Fiquem aten­tos à aber­tura das inscrições que deve apare­cer em breve por aqui.