Sprint Project: Hug@ree

No pas­sa­do fim-de-sema­na decor­reu mais um Lab Sprint AZ. Ao con­trá­rio do habi­tu­al, des­ta vez saí­mos do nos­so lab e diri­gi­mo-nos de armas e baga­gens para a aldeia de Maçal do Chão na região da Ser­ra da Estre­la. A nos­sa equi­pa era cons­ti­tuí­da por Móni­ca Men­des do altLab, João Car­va­lho, Pedro Ânge­lo e Ricar­do Lobo do LCD e Tia­go Ser­ra do xDA (que não pôde par­ti­ci­par nes­ta eta­pa mas com quem con­ti­nu­a­mos a con­tar para desen­vol­vi­men­to futu­ros). No Maçal, tinha­mos os nos­sos cor­res­pon­den­tes locais a pos­tos, Val­ter Cruz e André Correia.
O objec­ti­vo para este Sprint era dar o pon­ta­pé de saí­da no pro­jec­to Hug@ree pro­pos­to pela Móni­ca — para além de ter par­ti­ci­pa­do acti­va­men­te, no Sprint ela­bo­rou uma repor­ta­gem deta­lha­da sobre o mes­mo no seu blog. Este tex­to é ape­nas um bre­ve resu­mo des­sa repor­ta­gem, de lei­tu­ra essen­ci­al não só pela des­cri­ção do tra­ba­lho desen­vol­vi­do, mas tam­bém pelo regis­to do con­ví­vio, de degus­ta­ção obrigatória.

O objec­ti­vo para este Sprint era cons­truir um pro­tó­ti­po da ins­ta­la­ção onde, no exte­ri­or, as pes­so­as abra­ças­sem uma árvo­re, sen­do essa inte­rac­ção regis­ta­da por uma câma­ra e envi­a­da para o inte­ri­or da ins­ta­la­ção, onde os par­ti­ci­pan­tes pode­ri­am então ver e mani­pu­lar esse regis­to numa inter­fa­ce dinâmica.

HugATree_sprintAZ-0

Fomos rece­bi­dos com mui­ta hos­pi­ta­li­da­de e o Sprint decor­reu num ambi­en­te pací­fi­co rode­a­do de bele­za natural. 

HugATree_sprintAZ-32

HugATree_sprintAZ-71

O pri­mei­ro dia foi dedi­ca­do ao dese­nho e tes­tes de um sen­sor de abra­ços para colo­car na árvo­re com resul­ta­dos mui­to interessantes.

O segun­do dia foi dedi­ca­do ao desen­vol­vi­men­to da estru­tu­ra base do soft­ware da ins­ta­la­ção e a tes­tes de dis­po­si­ção espa­ci­al dos vári­os ele­men­tos da instalação. 

HugATree_sprintAZ-29

Hou­ve ain­da tem­po para fazer algum tra­ba­lho de cam­po duran­te a tar­de com um belo pas­seio pela natu­re­za para reco­lher mate­ri­al vídeo para docu­men­ta­ção e análise

HugATree_sprintAZ-43

No final do dia, jun­tá­mo-nos todos para a demo final e par­ti­mos de vol­ta já com sau­da­des. Podem ler o rela­to com­ple­to das nos­sas aven­tu­ras nes­te Sprint no blog da Mónica:

Podem encon­trar as refe­rên­ci­as, esque­mas e o códi­go desen­vol­vi­do para este Sprint no nos­so wiki

Entre­tan­to já esta­mos a pre­pa­rar o pró­xi­mo Lab Sprint AZ. Fiquem aten­tos à aber­tu­ra das ins­cri­ções que deve apa­re­cer em bre­ve por aqui.